top of page

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Quando acontece a Jornada?

Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu em 2013, no Rio de Janeiro.

Quando e onde será a próxima Jornada?

A próxima JMJ acontecerá na cidade de Cracóvia, de 25 a 31 de julho de 2016.

Quando e onde será a próxima Jornada?

Como as Jornadas Mundiais da Juventude começaram?

A primeira JMJ foi realizada em Roma, no ano de 1986, em nível diocesano. Sua origem vem dos encontros do Papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens. No ano de 1985 o Santo Padre anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Como as Jornadas Mundiais da Juventude começaram?

O que acontece durante a JMJ?

São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.

O que acontece durante a JMJ?

Pré-Jornada

Conhecido como Pré-Jornada, o programa "Dias nas Dioceses" (DND) acontece nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. As atividades para esses dias que antecedem a JMJ são programadas pelas próprias dioceses e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além é claro, de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.

bottom of page